Cloud Computing

Criando um CRUD Serverless com Azure Functions – Parte 4

Olá pessoal, tudo bem? Neste post derradeiro sobre como criar um CRUD Serverless com Azure Functions, vamos aprender como orquestrar nossas API’s utilizando o Azure API Management. O intuito desse post não é explicar em detalhes esse serviço, mas sim em focar como podemos deixar nossas API’s mais seguras.

Primeiramente, acesse o https://portal.azure.com e clique em Create a Resource, e logo na sequência na barra de busca pesquise por API Management.

Preencha as informações necessárias e aguarde a criação do serviço terminar (isso leva em média 20 minutos). Agora nosso próximo passo será importar nossas API’s e para isso na barra esquerda clique em API’s e em seguida selecione Function App. No modal que aparecer clique em Browse, depois em Function App e então selecione a aplicação Serverless que publicamos na parte 3 do artigo, e após o preenchimento dos dados clique em Create.

Observe que você pode criar um sufixo para a chamada das API’s editando o campo API URL suffix. Outro ponto interessante é que ele nos mostra todas as nossas API’s (HttpTriggers) e quais desejamos importar (por padrão todas vem selecionadas).

Dessa forma, terminada a importação, vamos adicionar um “Produto” para a nossa API. Por padrão temos duas opções: Starter e Unlimited, tendo a possibilidade criarmos um customizado também caso necessário.

Após selecionado o produto, vamos clicar em Developer portal e logo abaixo do nome de login (provavelmente ADMINISTRATOR), selecione a opção Profile. Note que clicando nessa opção apareceram os dois produtos disponíveis (Starter e Unlimited) como duas Keys para cada um. Essas keys serão fundamentais para que nossas API’s funcionem pois sem elas, se tentarmos acessa-las aparecerá o seguinte erro:

{
  "statusCode": 401,
  "message": "Access denied due to invalid subscription key. Make sure to provide a valid key for an active subscription."
}

Então nosso próximo passo será autorizar a chamada das nossas API’s e para isso será necessário passar um Header da requisição chamado Ocp-Apim-Subscription-Key e como valor a Key do produto em questão. Note que se você fizer a chamada de alguma API ela vai funcionar perfeitamente.

Agora vamos implementar algumas Policies para nossa aplicação. Habilitaremos o CORS, na sequência as chamadas para um determinado range de IP’s e por fim restringir um numero abusivo de chamadas as nossas API’s em um pequeno espaço de tempo.

Para isso selecione nosso conjunto de API’s e clique em base nas opções de Inbound processing e em seguida adicione o código abaixo para habilitar o CORS (lembre-se que todo o código deve ser colocado dentro da tag de inbound):

<cors>
    <allowed-origins>
        <origin>{SUA_URL}</origin>
    </allowed-origins>
    <allowed-methods>
        <method>*</method>
    </allowed-methods>
    <allowed-headers>
        <header>*</header>
    </allowed-headers>
    <expose-headers>
        <header>*</header>
    </expose-headers>
</cors>

Agora vamos liberar apenas um range de IP:

<ip-filter action="allow">
    <address-range from="<IP_INICIO>" to="<IP_FIM>" />
</ip-filter>

Por último, com o código abaixo, restringiremos por 15 segundos o acesso as nossas API’s caso alguém acesse alguma delas 3 vezes seguidas em sequência.

<rate-limit-by-key calls="3" renewal-period="15" counter-key="@(context.Request.IpAddress)" increment-condition="@(context.Response.StatusCode == 200)" />

Bom pessoal e assim finalizamos nossa série Criando um CRUD Serverless com Azure Functions.

E para finalizar deixo aqui um convite.

Que tal aprender mais sobre Docker, Kubernetes e a implementação de soluções baseadas em containers utilizando o Microsoft Azure, em um workshop que acontecerá durante um sábado todo (dia 04/04) em São Paulo Capital e implementando um case na prática?

Acesse então o link a seguir para efetuar sua inscrição (já incluso camiseta, emissão de certificado e almoço para os participantes) com o desconto: http://bit.ly/anp-docker-blog-ericson

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *