Criando um CRUD Serverless com Azure Functions – Parte 3

Cloud Computing

Olá pessoal, tudo bem?

Seguindo a nossa série em que vamos criar um CRUD Serverless com Azure Functions, hoje desenvolveremos a listagem dos nossos registros, a publicação da nossa Function App no Azure e por fim a publicação de um site estático consumindo nossas API’s no Azure Storage.

Primeiramente vamos trabalhar na listagem dos registros, e portanto, começaremos criando nossa Function através do comando abaixo:

func new

Feito isso, como já é sabido, aparecerão diversas opções de Azure Functions, cada uma para um propósito diferente, e no nosso caso escolheremos o tipo HttpTrigger e então nós daremos a ela o nome de ListPeople.

Abra o arquivo criado (ListPeople.cs) e vamos altera-lo com o código abaixo:

public static async Task<IEnumerable<Person>> Run(
    [HttpTrigger(AuthorizationLevel.Function, "get", Route = null)] HttpRequest req,
    [Table("Person")]CloudTable cloudTable,
    ILogger log)
{
    log.LogInformation("ListPeople function started a request.");

    var tableQuery = new TableQuery<Person>();
    TableContinuationToken continuationToken = null;

    TableQuerySegment<Person> tableQueryResult;
    do
    {
        tableQueryResult = await cloudTable.ExecuteQuerySegmentedAsync(tableQuery, continuationToken);
        continuationToken = tableQueryResult.ContinuationToken;
    } while (continuationToken != null);

    log.LogInformation("ListPeople function finished a request.");

    return tableQueryResult.Results;
}

Observe que o código mudou levemente em relação as HttpTriggers anteriores. Nesse código mudamos o retorno da Função, sendo que agora ela retorna um IEnumerable de Person e para que isso seja possível utilizamos o comando TableQuerySegment para trazer todos os registros da nossa tabela.

Vamos agora executar nosso Function App utilizando o comando abaixo:

func start

Agora vamos testar nossa função de listagem de registros (para isso recomendo utilizar um Client REST da sua preferência) acessando o novo endpoint criado: ListPeople: [GET] http://localhost:7071/api/ListPeople, e observe ele retornou todos os registros cadastrados.

Ao contrário do que vimos na parte 1 e parte 2 do artigo, não criaremos nenhuma QueueTrigger, pois não iremos enfileirar nenhuma consulta, ao invés disso, vamos criar mais uma HttpTrigger e dessa vez será para trazer um único registro ao invés da listagem toda.

Novamente vamos utilizar o comando abaixo:

func new

Feito escolheremos novamente o tipo HttpTrigger e para essa função daremos o nome de GetPerson.

Abra o arquivo criado (GetPerson.cs) e vamos altera-lo com o código abaixo:

public static async Task<Person> Run(
    [HttpTrigger(AuthorizationLevel.Function, "get", Route = null)] HttpRequest req,
    [Table("Person")]CloudTable cloudTable,
    ILogger log)
{
    log.LogInformation("GetPerson function started a request.");

    var partitionKey = "Person";
    var rowKey = req.Query["id"];

    TableOperation person = TableOperation.Retrieve<Person>(partitionKey, rowKey);
    TableResult result = await cloudTable.ExecuteAsync(person);

    log.LogInformation("GetPerson function finished a request.");

    return (Person)result.Result;
}

Note que o código acima não é bem semelhante ao que já produzimos nas Funções anteriores e então vamos mais uma vez testar a nossa aplicação, utilizando o comando:

func start

Mais uma vez vamos acessar o novo endpoint criado: GetPerson: [GET] http://localhost:7071/api/GetPerson, (lembre-se de passar o RowKey via QueryString sob o parâmetro de nome id ), e observe ele retornou o registro cadastrado.

Agora finalmente vamos publicar tudo isso no Azure, e para isso (caso ainda não tenha instalado), vamos instalar a extensão do Azure Functions no VsCode e com ela instalada, você irá clicar na opção Deploy to Function App…, e em seguida selecione sua Subscription no Azure (caso possua mais de uma), nosso próximo passo será selecionar Create a New Function App in Azure, feito isso ele irá lhe pedir um nome (necessita ser único globalmente), e por fim selecione a Region em que deseja fazer o deploy.

Agora é so aguardar alguns minutos para que o deploy seja finalizado no Azure.

Bônus

Para deixarmos nosso CRUD mais profissional podemos criar uma Single Page Application utilizando Angular e publicar isso no Azure, gastando apenas o custo de armazenamento, sem que seja cobrado qualquer custo de computação. Para realizarmos esse próximo passo, deixo abaixo um vídeo que eu publiquei no canal Azure na Prática fazendo um passo a passo de como fazer isso.

Por sim para quem tiver interesse todo o código da nossa Function App encontra-se no meu GitHub, inclusive contendo uma Single Page Application feita em Angular, pronta para ser publicada. Lembrando que no próximo e último artigo da série de posts, vou demonstrar como utilizarmos o Azure API Management pra a orquestração das nossas API’s criadas na nossa Function App.

E para finalizar deixo aqui um convite.

Que tal aprender mais sobre Docker, Kubernetes e a implementação de soluções baseadas em containers utilizando o Microsoft Azure, em um workshop que acontecerá durante um sábado todo (dia 04/04) em São Paulo Capital e implementando um case na prática?

Acesse então o link a seguir para efetuar sua inscrição (já incluso camiseta, emissão de certificado e almoço para os participantes) com o desconto: http://bit.ly/anp-docker-blog-ericson

Até mais pessoal.

Abraços e Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *